domingo, 18 de outubro de 2015

O Império Mali


O Império Mali localizava-se na mesma região que o Império de Gana e, anteriormente, o Império de Songhai. Foi o mais rico império africano nos séculos XIII e XIV, tendo seu declínio no começo do século XV.
A economia Mali era baseada principalmente no comércio. O Império controlava as principais rotas comercias transaarianas da costa sul ao norte, e comercializavam diversos produtos, sendo os principais: o ouro, o sal, o peixe, o cobre, escravos, couro de animais, nós de cola e cavalos.
No início do século XIV o império encontrou seu auge, quando Mansa Mussa subiu ao poder e, após uma peregrinação a Meca, converteu o império ao islamismo. Quando voltou da peregrinação Mansa Mussa também ordenou a construção de escolas islâmicas na capital do império, Tombuctu, fazendo com que se tornasse, além de um centro de comércio também um centro de propagação de conhecimento para comerciantes e estudiosos. Foi também nesse período que foi construída a Mesquita Djinguereber, um dos mais famosos pontos turísticos tanto africanos como islâmicos do mundo.
       Mali entrou em decadência a partir de 1400, quando teve seus territórios invadidos e saqueados. Nestes anos, sofreu a contínua pressão do império de Gao, que se fortalecia crescentemente. Lutas internas pela posse do trono ajudaram a consolidar a queda de um dos maiores impérios africanos já vistos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário